TV UFG

TV e Rádio UFG apresentam convênio do NIPEE-DH sobre educação socioemocional

Em 15/03/23 17:34. Atualizada em 12/04/23 15:58.

https://radio.ufg.br/n/166286-mundo-ufg-16-03-2023

https://radio.ufg.br/n/166410-intercampus-24-03-2023

 

Por quê falar de emoções na escola?

Diversidade Trilhas    Domadores TRILHAS

Vivemos uma segunda pandemia, que já existia, mas que se agravou com a COVID-19. É uma PANDEMIA DE ADOECIMENTOS MENTAIS. Acumulam-se dores, sofrimentos por onde olhamos. E as escolas demonstram a urgência desse contexto, ainda mais por viver uma transição de lógicas de convivência. A falta, insuficiência ou desconexão com a realidade de estratégias de enfrentamento, prevenção e agravos de saúde mental, além da promoção de uma comunicação não-violenta e cultura da paz tem provocado reações e iniciativas por todo o mundo.

Como colaboramos com esse desafio?

Acompanhamento TRILHAS    Abraço na escola TRILHAS 

 

A caminhada de nossa universidade, de aprendizado, em relação à educação em direitos humanos, credenciou a um convite ousado e necessário. Pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, no Espírito Santo, que tem desenvolvido projetos e diretrizes ligadas a essa mobilização por uma educação socioemocional, veio o convite ao Coletivo Trilhas do Ser (trilhasdoser.com.br), por sua criadora e idealizadora, Mariza Soares.

O contato ocorreu pelo projeto de elaboração de livros didáticos, roteiros de ação para professores e integração com os familiares, que é desenvolvido desde 2019, junto à editora Ensinart, e com o professor e

analista educacional Elson Santos Silva, do PPGIDH e NIPEE-DH, como autor de 5 das 9 histórias em quadrinhos e graphic novel para crianças e adolescentes, e das mais de 80 atividades para os professores. Essas propostas integram seu cotidiano de aulas com práticas formativas, técnicas e projetos criativos que estimulem o respeito, o fortalecimento das comunidades pela solidariedade e o autoconhecimento, para entender e buscar alternativas possíveis para o que sentimos e nem sempre sabemos explicar. 

O que criamos em conjunto?

Higiene do sono meditação       Ação leitura      Formação trilhas

O convite de Vila Velha se transformou num convênio interinstitucional - com a UFG, Trilhas do Ser e Prefeitura, mediado pela FUNAPE - que durante um ano acompanhou a implementação e testagem em uma das escolas da rede municipal, a Escola Municipal Mikeil Chequer. Durante um ano, os professores estudaram sobre as competências socioemocionais, reconheceram o próprio trabalho que fazem para promovê-las, e abraçaram as sugestões de atividades e textos paradidáticos. Os mais de 600 estudantes e professores mudaram o cenário da escola, as rotinas de aprendizado, incorporaram suas sabedorias, ouviram as crianças e seus familiares. E criou-se mais que uma experiência-piloto. Nasceu um sistema de ensino, colaborativo, compreensivo, horizontal, acolhedor e que teve acompanhamento diligente de pesquisadoras do programa de Direitos Humanos, como as mestrandas Flávia Santos da Silva, Vanessa Gomes dos Santos Silva, Lara de Paula Ribeiro, a doutoranda Carolina Soares Hissa, além do estudante de graduação em enfermagem, Nicollas Bernard Gomes dos Santos, para acompanhar a intensa e fecunda produção e proposições dos professores pesquisadores da escola Mikeil Chequer. Foram mais de 30 projetos executados por protagonistas diferentes, em turmas específicas, e que foram apresentados parcialmente no maior espaço cultural público do município de Vila Velha, em 07 de dezembro. Inspiração com a ciência que acreditamos, para tornar as mudanças possíveis!

Para onde vamos?
As perspectivas são de que sejam desenhados parâmetros para implementações em escalas mais ampliadas, como municípios e estados que já demonstraram interesse, projetos de formação, publicização nacional e internacional, além da publicação de uma coletânea com as experiências dos professores pesquisadores da escola, mobilizados pelas professoras Cleidimar Junca e Marinalva Bittencourt. Além disso, consolidaremos o projeto de pesquisa "Educação em Direitos Humanos", integrando com a rede global pela educação emocional RIEEB (https://rieeb.com/), para apresentar planos nacionais que orientem e qualifiquem as iniciativas locais. Em breve, serão divulgados os Guias para Familiares, com 9 livros e 90 atividades, e que contaram com mais de 20 conteudistas associados ao PPGIDH e educadores de todo o Brasil, e que chegarão às casas brasileiras, com uma linguagem acessível, propostas viáveis, que continuam as ações da escola.

SAIBA MAIS SOBRE O CONVÊNIO E PARTICIPE CONOSCO

TV UFG
https://www.youtube.com/watch?v=4sgOxiKjvv8

A TV UFG, pelo programa Mundo UFG, dedicou sua edição do dia 16 de março de 2023, pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=4sgOxiKjvv8, a uma conversa leve e convidativa com representantes dessa parceria:

Prof. Dr. Elson Santos Silva / Coordenador do convênio; docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos e Técnico em Assuntos Educacionais

Prof. Elson Augusto do Nascimento
Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha-ES

Mariza Soares; Coordenadora administrativa e representante do Coletivo Trilhas do Ser

Prof. Cleidimar Junca; mobilizadora do projeto na escola piloto (Mikeil Chequer, Vila Velha-ES)

Ouça: MUNDO UFG: https://radio.ufg.br/n/166410-intercampus-24-03-2023

 

O coordenador do convênio, prof. Elson Santos Silva, conversou, no dia 24/03, com o podcast Intercampus, da RADIO UFG:

Podcast INTERCAMPUS: https://radio.ufg.br/n/166410-intercampus-24-03-2023