4

Mestranda do PPGIDH recebe prêmio em evento sobre Desigualdade de Gênero no Serviço Público

Em 24/03/23 14:21. Atualizada em 24/03/23 14:21.

Entre os dias 06 e 10 de março deste ano, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a ENAP - Escola Nacional de Administração Pública realizou em Brasília o Datathon - “Desigualdade de Gênero no Serviço Público”. Evento que contou com aproximadamente 50 participantes de todo o Brasil.

O evento promoveu uma competição de projetos inovadores para o combate à Desigualdade de Gênero, sendo a equipe Maria José, premiada em 2º lugar. A equipe era composta pela discente do PPGIDH, Débora Peres e por Geovana Clemente, acadêmica de Direito na UFG - CG, que compõem o Observatório Regional de Políticas de Combate às Violências de Gênero da UFG - CG, outros integrantes da equipe eram Alessandro Bruno, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ana Silvestre, discente da Universidade de Brasília (UnB) e Leandro Nascimento, da Fundação Assis Chateaubriand.

O nome dado à equipe foi uma homenagem à primeira diplomata brasileira: Maria José de Castro Rebello Mendes, que teve que entrar com ação para se inscrever no concurso do Instituto Rio Branco, sendo aprovada em primeiro lugar em 1918, sendo que logo após sua aposentadoria, mulheres foram novamente proibidas de assumir o cargo, até 1954.

Além do prêmio de reconhecimento ao trabalho proposto, os integrantes da equipe irão compor uma publicação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em referência ao evento.

No cerimonial de abertura estiveram presentes as Ministras Cida Gonçalves (Mulher), Sônia Guajajara (Povos Originários), Esther Dweck (Gestão e Inovação e Aniele Franco, Igualdade Racial), a Presidenta da ENAP, Betânia Lemos, a embaixadora da França, Brigitte Collet e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya.

A mestranda do programa, Débora M. R. Peres atua como psicóloga no Centro Especializado de Atenção às Mulheres - CEAM da Cidade de Goiás, é pesquisadora no Observatório Regional de Políticas de Combate às Violências de Gênero vinculado a UFG - CG, e é orientanda da Profª Dra. Margareth Pereira Arbués.

 

1

2

3

4