Programa de Educação Socioemocional

É realizada primeira etapa do Programa de Educação Socioemocional para professores no interior do Ceará

On 03/18/24 20:46 . Updated at 04/03/24 15:33 .

Nesta etapa o projeto visa a formação de mais de 200 professores da rede pública municipal de Tauá-CE.

Programa de Educação Socioemocional

Foi apresentado nesta semana, no município de Tauá, região de Inhamuns do Ceará, o Programa de Formação Docente em Educação Socioemocional, uma iniciativa do Prof. Elson Santos Silva, membro do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (NDH/UFG), em parceria com a Emosciência, visando a criação futura de projetos acompanhados e orientados para promover a cultura da paz e a educação em direitos humanos nas escolas.

Os professores farão um curso remoto sobre fundamentos e problematização da Educação Socioemocional e irão desenvolver projetos baseados na coleção de materiais pedagógicos “Trilhas do Ser”, da Emosciência. Na implementação de projetos, os docentes serão acompanhados pela equipe do projeto e compartilharão os resultados para toda a comunidade no encerramento, previsto para o segundo semestre.

Programa de Educação Socioemocional 2
A coleção Trilhas do Ser tem materiais do primeiro ao nono ano, voltados para estudantes, com guia para professores e estratégias para envolver as famílias.

 

O coordenador do projeto, Elson Santos Silva, explica que esta primeira etapa foi de sensibilização das escolas do município e região, e aponta a relevância e força de crescimento que o programa tem recebido. "Ter a possibilidade de acionar colegas professores, alunos e famílias para que atuem com protagonismo em suas escolas no desenvolvimento de competências emocionais fortalece o papel da universidade pública. A parceria com a Emosciência mostra que com organização e dedicação é possível transformar e curar as dores que tanto nos tocam", afirmou o coordenador.

 

Texto: João Carvalho

Fotos: Carlos Eduardo dos Santos Siqueira - SME/Tauá