Eneá e João Roriz

Aula Inaugural do PPGIDH: conheça os palestrantes e a programação

Em 04/04/24 17:14. Atualizada em 09/04/24 16:10.

Tendo como temática os 60 anos da ditadura militar no Brasil, o evento acontece na próxima quinta, 11

Prevista para a próxima quinta-feira, dia 11/4, a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG) deste ano tem como tema os 60 anos da ditadura militar no Brasil. O evento acontecerá no mini-auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, à partir das 14h.

Presenças

A palestra "Como temos trabalhado a memória, a verdade, a justiça e a reparação, após 60 anos?" será ministrada pela profª Eneá de Stutz e Almeida com o debate por conta do professor João Henrique Ribeiro Roriz.

Eneá Almeida é professora associada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora do Grupo de Pesquisa Justiça de Transição no Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB. Atualmente é também presidente da Comissão de Anistia do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Obteve um papel importante nos pedidos de perdão a povos indígenas perseguidos pela ditadura militar, que aconteceram na última terça-feira (2/4).

João Roriz é professor de relações internacionais na Universidade Federal de Goiás, mestre em direito internacional pela London School of Economics e doutor em direito internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágios de pós-doutorado nas universidades de Oxford e Brasília e também trabalhou como como Legal Officer na Missão de Paz da ONU em Kosovo (UNMIK) e como Consultor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).

Além da palestra, o evento contará com apresentação cultural do estudante Erick Christian Barroso Braga e do grupo Coró de Pau. Também estarão presentes a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, João da Cruz e o coordenador do PPGIDH, Heitor Pagliaro.

Eneá e João Roriz

Programação

As atividades devem iniciar pontualmente às 14h com apresentações culturais e seguindo para a palestra. O acolhimento aos discentes deve começar às 16h10 com lançamento de livros, apresentações culturais e um coquetel no prédio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH).

As inscrições seguem abertas até a data do evento, através do site aulainauguralppgidh.plateia.ufg.br/  e valendo certificação de horas atividades.

Texto: João Carvalho

Fotos: Reprodução