aula inaugural foto 1

Aula Inaugural do PPGIDH trata das dores e violações de direitos do passado e recebe os novos alunos com música e alegria

Em 18/04/24 21:59. Atualizada em 18/04/24 21:59.

Acolhida teve como tema principal os 60 anos do golpe militar no Brasil

aula inaugural foto 1

O miniauditório da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG foi preenchido na última quinta-feira (11/4) pela voz e violão de Erick Christian e Erica Fernanda. A apresentação musical abriu a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) de 2024 que contou com um auditório lotado de pessoas atentas para ouvirem a professora Eneá de Stutz e Almeida, atual presidente da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, falar sobre o tema: Como temos trabalhado a memória, a verdade, a justiça e a reparação, após 60 anos do Golpe Militar?

Eneá, ao lado do professor João Roriz, no papel de debatedor, abordou temas pouco explorados sobre o Golpe Militar. Ambos discutiram questões cruciais, desde os desafios de preservar a memória até o significado da anistia, proporcionando reflexões profundas e relevantes para os dias atuais. A palestra será disponibilizada na íntegra no canal do YouTube do Núcleo.

O evento se tornou ainda mais emocionante com a participação de Pinheiros Salles, ex-preso político, que relatou as atrocidades vividas no período sombrio. A Aula Inaugural contou também com a breve participação da reitora Angelita Pereira de Lima, do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), professor João da Cruz, do coordenador do PPGIDH, Heitor Pagliaro e do diretor da EMAC, Eduardo Meirinhos, na mesa de abertura do evento.

aula inaugural foto 2

Houve o lançamento de livros de autores ligados ao PPGIDH, e alguns desses autores puderam fazer uma breve exposição sobre suas obras lançadas recentemente. Em seguida todos os participantes da Aula partiram em cortejo, guiados pelo ritmo contagiante do grupo musical Coró de Pau, em direção ao prédio do Núcleo de Direitos Humanos, para acolherem e darem as boas-vindas aos novos discentes em sua nova casa, onde foi servido um delicioso coquetel. As fotos oficiais do evento estão disponíveis no Flickr do Núcleo.

aula inaugural foto 3

Texto: João Carvalho | Fotos: Bruna Junqueira e Hugo Aurélio