Solon Viola recepciona primeira turma de mestrado do PPGIDH com o MJSP em Aula Magna
Evento faz parte de semana de atividades presenciais com novos mestrandos
Com o tema “Direitos Humanos, Democracia e Memória”, Solon Viola palestrou na Aula Magna desta segunda-feira (16/9) para os alunos da primeira turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Além dos novos alunos que vieram de todo o Brasil, o corpo docente do PPGIDH também se fez presente no miniauditório da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG).
O evento contou com uma mesa oficial de abertura composta pelo coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, João da Cruz, o coordenador do PPGIDH, Heitor Pagliaro, o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Felipe Terra, a reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima, a coordenadora-geral de Pesquisa da SENASP, Carolina Taboada e a coordenadora-geral de Ensino da Secretaria da Segurança Pública de Goiás, Lígia Ferreira.
Ricardo Barbosa de Lima, professor do Programa e secretário de Segurança e Promoção dos Direitos Humanos (SDH) da Universidade, foi um dos responsáveis pelo convênio, segundo ele, “a expectativa é de que essas turmas de mestrado possam resultar em uma melhor qualificação dos profissionais de segurança pública das diferentes forças. São 6 corporações diferentes, então um programa em direitos humanos em que eles possam se pensar enquanto sujeitos de direitos”, afirma o professor. Angelita também celebrou a parceria com o Ministério, reforçando que é a quarta vez em que se juntam em prol da qualificação dos profissionais de segurança pública.
O professor Solon Viola assumiu a fala em seguida, retomando a temática acerca dos 60 anos da Ditadura Militar no Brasil e a importância da democracia quando se trata dos direitos humanos. “A memória não é só uma história. Precisamos aprender com o passado para poder mudar o futuro”, explicitou Viola. Quem mediou a palestra foi a professora do PPGIDH, Helena Esser.
As atividades do 1º Encontro das Turmas de Mestrado do PPGIDH/UFG em convênio com a SENASP/MJSP seguem até sexta-feira, com programação disponível no site do Núcleo de Direitos Humanos.
Texto e Fotos: João Carvalho