
Aula Inaugural do PPGIDH acolhe novos alunos com palestra sobre Educação em Direitos Humanos
Novo ano letivo é marcado pela ênfase na importância e no significado da Pós-Graduação em Direitos Humanos
Aconteceu, nesta última sexta-feira (11/04), no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). A acolhida começou com a exibição de dois episódios da websérie que comemora os 25 anos do Núcleo de Direitos Humanos (NDH/UFG), contando sua história e as atividades realizadas.
Em seguida, a plateia apreciou a música ‘É preciso dar um jeito, meu amigo’, de Erasmo Carlos, tocada em voz e violão por Erick Christian e Erica Fernanda, embalando a Aula Inaugural, trazendo uma breve reflexão quanto à Ditadura Militar, retratada pelo filme ‘Ainda Estou Aqui’.
Na mesa diretora, mediada pela professora Drª. Helena Esser e composta pela pós-doutoranda em Direitos Humanos, Alethéia Woyames, pelo vice-coordenador do PPGIDH, Solon Bevilacqua, pela professora, Cerise Castro Campos, representando a coordenação do NDH e pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra, se destacou a relevância do Programa que está entre os cinco maiores de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás e um dos mais relevantes no país.
“Ele é representativo em todos os sentidos, de coragem, de abertura, de interdisciplinaridade, de ataque a problemas complexos […] A pós-graduação é o ensino pela pesquisa e o produto desse ensino alcança a sociedade. É uma extensão inovadora em diferentes dimensões que ela pode alcançar”, pontuou Felipe.
O professor Dr. Paulo César Carbonari ministrou uma aula com a temática “Por uma pedagogia de proteção: desafios para fazer educação em direitos humanos”, refletindo sobre os significados, a interdisciplinaridade e a promoção da educação nessa vertente.
Ao final, os ingressantes também puderam usufruir de uma festa de acolhimento e recepção no quiosque da Adufg, com buffet especial, bebidas e música, abrindo oficialmente mais um ano letivo.
Texto: Gustavo Martins