Episódio 2.1 - Sales Augusto

EPISÓDIO 2.1. Racismo, movimentos sociais, estigmas : políticas públicas e educação antirracista. este episódio, Nara Bueno conversa com o professor Sales Augusto dos Santos sobre os desafios à implementação de uma efetiva educação antirracista no Brasil.
Sinopse
Neste episódio, Nara Bueno e o professor Sales Augusto dos Santos discutem os obstáculos para uma educação antirracista no Brasil. Em um país marcado pelo racismo estrutural contra negros e indígenas, os desafios passam pela formação de professores, o letramento racial e a gestão de conflitos escolares que reproduzem preconceitos. Apesar das leis de inclusão e valorização histórica, o debate aponta que esses avanços ainda não foram suficientes para reduzir as profundas desigualdades raciais.

Entrevistado
Imagem do entrevistado Sales Augusto dos Santos.
SALES AUGUSTO DOS SANTOS

Possui graduação (1990), mestrado (1997) e doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado pelo Department of African African Diaspora Studies (DAADS) at the University of Wisconsin Milwaukee (UWM) (2019-2020) e pelo Department of Africana Studies at Brown University (2012-2013). Tem experiência em pesquisas na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Relações Raciais e Educação das Relações Étnico-Raciais. Estuda e pesquisa os seguintes temas: movimentos sociais negros, discriminação racial, racismo, diversidade e desigualdades raciais, políticas de ação afirmativa (e/ou cotas raciais) no ensino superior e políticas de promoção da igualdade racial. Foi um dos Coordenadores Responsáveis pelo "Grupo de Trabalho - Publicações" da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), no período de agosto de 2008 a julho de 2010, assim como foi um dos Coordenadores da "Série Violência em Manchete", no período de 1998 a 2002, do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Recebeu da Latin American Studies Association (Associação de Estudos Latino-Americanos - LASA), no ano de 2009, o prêmio Martin Diskin Dissertation Award de melhor tese de doutorado. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Asociación de Investigadores Afro-Latinoamericanos y del Caribe - AINALC, da Latin American Studies Association (LASA), da Brazilian Studies Association (BRASA). Também foi membro da Anti-Harassment Task Force from Latin American Studies Association (LASA), no período de maio de 2018 a julho de 2020. 

 

Acesso ao Currículo Lattes do(a) participante do episódio.   botão Youtube   botão Publicações    botão Referências