Lançamento De Olho nas Urnas

Mulheres na Política: confira como foi o lançamento do Projeto “De Olho nas Urnas” em Brasília-DF

Em 26/04/24 14:41. Atualizada em 26/04/24 22:13.

Distribuição de cartilha e estreia do site oficial marcaram o lançamento na Câmara

Lançamento De Olho nas Urnas

Foto: Assessoria Vereadora Kátia / Wesley Menezes

A Câmara dos Deputados recebeu na tarde da última quarta-feira (24/4) o lançamento oficial do projeto ‘De Olho nas Urnas’, em parceria com a Secretaria da Mulher e diversas outras instituições públicas de ensino. O projeto coordenado pela reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, visa a investigação, a divulgação científica e a promoção da participação feminina nas eleições municipais deste ano de 2024. O lançamento contou com a distribuição de uma cartilha do projeto e a estreia do site, com apoio do Observatório Nacional da Mulher na Política e financiado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. 

O grupo conta com 31 pesquisadores/as, em sua maioria composto por mulheres de vários estados do Brasil e até mesmo fora do país. Os recursos só foram possíveis graças a uma articulação das deputadas, atuantes na comissão, para que a pesquisa desse seus primeiros resultados antes das eleições de 2024. A pesquisa foi preparada em três etapas, neste primeiro momento uma equipe está avaliando dados relativos à eleição de 2020, que serão divulgados em maio. Na segunda etapa, a função de observatório será integralmente exercida, avaliando os dados e os panoramas levantados em todo o Brasil. Em dezembro, a ideia é dar início à terceira etapa do projeto, com a união dos dados de 2020, já tratados e publicados, com a observação da campanha 2024, bem como a análise dos dados das eleições que irão acontecer esse ano.

Lançamento De Olho nas Urnas 2

Na UFG o projeto está vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos (NDH). Luciana Oliveira integra a equipe de entrevistas do projeto e afirma que tem sido uma experiência incrível. “Tive o privilégio de entrar em contato com mulheres de todas as partes do país, ouvindo suas histórias e desafios no cenário político brasileiro. O que mais me impactou nessa jornada foi a descoberta de um fio invisível que conecta todas essas mulheres: a violência política de gênero. Independentemente de suas origens ou partidos políticos, todas compartilham a experiência de enfrentar discriminação, assédio e até mesmo violência física e verbal em virtude de sua condição de mulher na política”, comenta ao relembrar a importância da cartilha distribuída no lançamento.

Em fala no evento, Angelita Pereira de Lima afirmou que "houve uma cooperação muito grande de colaboradores para redigir, ilustrar e apresentar essa cartilha, que será especialmente útil nesse momento para embasarem as mulheres a se engajarem na política”.  Para saber mais sobre o projeto, ou visualizar a cartilha, basta acessar o site deolhonasurnas.ufg.br/

 

Texto: João Carvalho (com informações da Secom-UFG) | Fotos: Wesley Menezes, Luciana Oliveira e Paula Gabriela