Especialização: Educação em Direitos Humanos e Diversidades
O Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos e Diversidades é uma oportunidade para a qualificação de educadores das redes públicas de ensino de todo o país e tem por objetivo capacitar essas(es) profissionais para lidar com os desafios contemporâneos no ambiente escolar e atuar na promoção de uma cultura de respeito, cidadania e inclusão.
A ideia central é o de fortalecer a escola como um espaço de garantia de direitos e formação cidadã, oferecendo aos cursistas ferramentas teóricas e práticas que os capacitem a tratar de temas como diversidade étnico-racial, gênero, meio ambiente e democracia, entre outras, de forma transversal e assertiva no cotidiano escolar.
O curso é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério de Educação (MEC), com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG) no processo de implementação e desenvolvimento do curso.
O curso tem como finalidade principal trabalhar categorias históricas e analíticas para compreender a construção da cidadania e o papel da educação escolar nesse processo.
Os objetivos específicos incluem:
- Elucidação de conflitos históricos: Discutir a trama de preconceitos, segregação e conflitos na construção da cidadania na história recente do Brasil.
- Atuação escolar: A partir das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, construir estratégias pedagógicas que possibilitem levar para o interior da escola os temas e as temáticas ligadas à direitos, cidadania e diversidades, envolvendo todos os atores do processo de ensino-aprendizagem na superação de entraves a uma sociedade democrática.
- Formação de agentes coletivos: Promover a participação reflexiva das(os) educadores para que atuem na construção de uma cultura de respeito à diversidade e garantia dos Direitos Humanos.
O curso foi desenhado especificamente para professoras, professores e profissionais das redes públicas de ensino de todo o país, sejam municipais ou estaduais.O pré-requisito é ter diploma de curso superior (Licenciatura ou Bacharelado) em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo MEC.
A Especialização é totalmente gratuita, não havendo qualquer cobrança de taxa de matrícula ou mensalidades durante todo seu período de realização.
Serão oferecidas 702 vagas no total, distribuídas da seguinte forma:
- Ampla Concorrência (AC): 625 vagas.
- Servidores(as) da UFG (Técnicos ou Docentes): 70 vagas.
- Grupos Minorizados (GM): 07 vagas (incluindo pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência, entre outros, conforme edital disponível aqui).
O curso é realizado na modalidade a distância (EaD), dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle/CIAR), com materiais didáticos, fóruns e acompanhamento de tutores.
- Início das Aulas: Abril de 2026.
- Término Previsto: Julho de 2027.
- Carga Horária Total: 515 horas.
As disciplinas serão ministradas por professoras e professores doutores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) com larga experiência acadêmica.
A matriz curricular é composta pelas disciplinas:
- Introdução à EAD e Ferramenta Moodle.
- Fundamentos Históricos, Filosóficos e Jurídicos da Educação em Direitos Humanos.
- Fundamentos da Democracia: Justiça e Cidadania.
- Diversidade Cultural.
- Educação e Relações Étnico-Raciais.
- Discutindo Gênero e Sexualidade na Escola.
- Combatendo Preconceitos: Discriminação, Homofobia, Transfobia.
- Cidadania, Mídia, Desinformação e Ódio: uma nova questão para a Escola?
- Desenvolvimento, Meio Ambiente e Educação Ambiental.
- Metodologias de Ensino: Discutindo práticas de Educação em Direitos Humanos e Diversidades.
- Metodologia de Pesquisa.
- Ciclo de palestras.
- Produção de monografia.
Sim! Discentes com participação mínima de 70% (setenta por cento) das aulas; aprovação em todas as disciplinas, com nota mínima de 7,0 pontos; e defesa de monografia ou artigo, perante banca de docentes concluídos; receberá o título de Especialista em Direitos Humanos e Diversidades pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Título que conta pontos para progressão na carreira em muitas redes de ensino!
O período de inscrição é de 24 de janeiro a 03 de março de 2026.
O processo seletivo de discentes é todo online e pode ser realizado e acompanhado por aqui.
Primeiramente, leia atentamente todo o Edital 1/2026 e suas retificações, reúna e digitalize as comprovações do seu currículo profissional e acadêmico e faça o cadastro da plataforma EADmin-CIAR.
Em seguida, preencha todo o formulário e anexe todos documentos solicitados e cabíveis (Documento de Identificação; Termo de Posse ou Declaração da Instituição de Vínculo; Diploma de Graduação; Currículo Profissional e Acadêmico; e os Comprovantes do Currículo: Tempo de Experiência Profissional, Formação Acadêmica, Produção Técnico-Científica e/ou Outros Tipos de Produção).
A seleção das(os) cursistas será realizada em fase única e classificatória, baseada na análise do Currículo Profissional e Acadêmico enviado no ato da inscrição. A pontuação considerará experiência profissional, formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado), produção técnico-científica e outros tipos de produção (extensão, monitoria, projetos, entre outros).
Entre em contato com a equipe do curso pelo e-mail: pos.diversidades.ndh@ufg.br.



