Em 15/09/23 10:30 Atualizada em 16/10/23 10:58

O Núcleo de Direitos Humanos existe formalmente desde abril de 2010, após aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG. Em 2021 houve a transição para a categoria de NIPEE (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão), por meio da resolução CONSUNI 85/2021. Mas, a  criação do NDH é muito anterior a esse período e originou-se do crescimento do trabalho extensionista desenvolvido pela UFG na área de Direitos Humanos. O que, naturalmente, gerou novas demandas de atuação também nos campos do ensino e da pesquisa.

Ainda em 1999, especificamente no dia 10 de dezembro, foi lançado oficialmente o Programa de Direitos Humanos da UFG (PDH-UFG), através da atual Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFG), que naquela época era PROEX (Pró-Reitoria de Extensão). Um programa de extensão em Direitos Humanos que visava unir, de forma interdisciplinar e interunidades, o trabalho de técnico-administrativos, docentes e discentes da UFG no campo dos Direitos Humanos, articulando as atividades que esses/as pesquisadores/as já vinham desenvolvendo isoladamente em suas unidades/órgãos (estudos, pesquisas, formação, ações de apoio e assessoria, participação em conselhos, programas radiofônicos, publicações). E, ao mesmo tempo, buscando incluir a comunidade interna e externa da UFG nas ações conjuntas.

Em janeiro de 2000, por meio de portaria, a PROEC instituiu formalmente um Grupo de Trabalho, formando a primeira Coordenação do PDH, que era composta por representantes das seguintes Unidades e Órgãos da UFG: Museu Antropológico/MA, Faculdade de Direito/FD, Rádio Universitária/RU, Faculdade de Medicina/FM, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública/IPTSP e Núcleo de Estudos e Coordenação de ações para a Saúde do Adolescente/NECASA.

Na sequência de sua trajetória, o PDH/UFG também contou com a participação de integrantes da comunidade acadêmica do Instituto de Estudos Socioambientais/UFG, dos Campi Cidade de Goiás e Jataí, do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes/NEAAD/UFG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade/ SER-TÃO/UFG. Este último, hoje já com autonomia e identidade própria, surgiu de iniciativas de pesquisadores e projetos implementados e desenvolvidos a partir do PDH/UFG.

Diante da grande demanda de pesquisas e cursos de pós-graduação – particularmente visando à docência – ao completar 10 anos de atividades acadêmicas em 2010 o PDH/UFG procurou alternativas para contribuir melhor com suas ações que envolvem o reconhecimento, a garantia e a educação em e para os direitos humanos no Brasil. Respondendo ao  crescimento do trabalho desenvolvido, principalmente com a ampla gama de ações de extensão universitária em Direitos Humanos, o PDH apresentou e teve aprovada pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação a proposta de criação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos,  ampliando suas atividades de pesquisa e ensino.

Em 2011, já atuando oficialmente como um Núcleo Interdisciplinar, o NDH apresentou e teve aceita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), nível de mestrado . A criação do curso de mestrado em Direitos Humanos resultou da experiência acadêmica acumulada pelo NDH no decorrer de vários anos em que foram desenvolvidos diversos cursos, projetos e outras ações de extensão, além de numerosas atividades de ensino e pesquisa, tanto na modalidade presencial quanto à distância.

No ano de 2012 ocorreu o primeiro processo seletivo para o Mestrado em Direitos Humanos do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Desde então, o edital de seleção para alunos/as regulares do mestrado é publicado anualmente, com um ingresso de pelo menos 15 discentes por ano.

Em 2017, como resultado da avaliação quadrienal (2013-2016) dos cursos de Pós-Graduação realizados pela CAPES, o PPGIDH tendo alcançado os objetivos de qualidade acadêmica passou da nota 3 para a nota 4, o que permitiu solicitar o curso de doutorado. Entre o final de 2017 e início de 2018, a proposta para o curso de doutorado foi elaborada e submetida à CAPES, que a aprovou em dezembro de 2018.

Muitas atividades podem ser destacadas em todo esse período de atuação da UFG na área de Direitos Humanos por meio, inicialmente, de um programa de extensão (PDH), que se amplia para um núcleo de estudos e pesquisas (NDH) conquistando a criação de um programa de pós-graduação (PPGIDH) e que, entre 2021 e 2023, transforma-se institucionalmente para a categoria de Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão (NIPEE), fortalecendo cada vez mais o seu caráter interdisciplinar. Seja no âmbito do Ensino, da Extensão, da Pesquisa ou das Publicações, o NDH sempre atuou e atua na perspectiva de interação entre as unidades internas da UFG, as instituições externas de defesa aos Direitos Humanos e a sociedade como um todo.

Hoje, o NDH e o PPGIDH (que em 2022 completou seus 10 anos) possuem mais de 30 professores/as e pesquisadores/as associados/as, e significativos grupos de pesquisa vinculados à UFG e cadastrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e na FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás). Ao longo dos anos, o núcleo tem conquistado recursos de vários editais de pesquisa e de extensão e tem obtido o reconhecimento e o apoio de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais, ligadas à educação, à cidadania e aos direitos humanos.