Capa da revista

Interseção entre gênero e a atuação de mulheres em espaços políticos é tema de artigo publicado em revista internacional

On 09/23/24 13:03 . Updated at 09/23/24 13:03 .

No estudo, pesquisadores se debruçam sobre a relação entre ideologia, experiência parlamentar e participação na coalizão de governo

 

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos (NDH) da UFG convida à leitura do artigo “Más allá de la representación política: género y comisiones legislativas en América Latina” (em tradução livre, “Além da representação política: gênero e comissões legislativas na América Latina”), publicado na revista “América Latina Hoy”.

Escrito por Carlos Ugo Santander, Ana Dirino, Gabriela Peixoto e Gabriel Madeira, o estudo analisa a interseção entre gênero e a dinâmica das comissões legislativas na América Latina, a partir de três fatores interativos: ideologia, experiência parlamentar e participação na coalizão de governo. Os resultados indicam que, embora haja avanços com o aumento do número de mulheres no legislativo, a distribuição de poder continua intrincada aos papéis de gênero.

Reconhecida internacionalmente, a revista de Ciências Sociais “América Latina Hoy” é especializada em estudos de área, destinada à análise da realidade latino-americana em seus aspectos políticos, sociais, históricos, culturais e/ou econômicos.

O artigo pode ser lido na íntegra no endereço: https://revistas.usal.es/cuatro/index.php/1130-2887/article/view/31163

Os autores

Carlos Ugo Santander é professor associado ao Departamento de Ciências Sociais da UFG e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar de Direitos Humanos - PPGIDH. Com vasta experiência na área docente com ênfase em ciências sociais e ciências políticas, principalmente nos temas democracia, cidadania, direitos humanos e processos de democratização, Carlos tem mais de 15 artigos publicados, com estudos sobre democracia, política e comunicação.

Ana Dirino, doutoranda no PPGIHD e mestra em Direitos Humanos nas linhas “internacionais” e “práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos”, tem atuado principalmente nos seguintes temas movimentos sociais, feminismo, antirracismo, descriminalização do aborto e combate às opressões. Dirino também é formada em Direito, membro do grupo de estudos Tuíra kayapó, e coordenadora da Associação de Pós-Graduantes da Universidade Federal de Goiás.

Gabriela Peixoto é doutora e mestre em Sociologia, vinculada à linha de pesquisa “Diferença, desigualdade e cidadania”, membro do grupo SER-TÃO - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia Política, com ênfase em representação política, comportamento de instituições políticas e gênero. Atualmente, tem interesse em investigação em análise da inclusão de mulheres em espaços formais da política.

Gabriel Madeira é pesquisador de comportamento político, psicologia política e economia política, membro do projeto “Estudantes de Atitude”. Sua pesquisa se concentra, principalmente, em identidades e tomadas de decisões políticas, condições de responsabilização e accountability democráticas, e globalização econômica e resultados eleitorais.

Texto: Ana Luiza Ferreira