
Café com Direitos Humanos: primeira edição do ano é marcada por debates sobre a cultura de proteção
Dezenas de pessoas participaram da roda de conversa que propõe debater diversos assuntos pertinentes à sociedade
O Centro de Juventudes Cajueiro recebeu na quinta-feira (20/03) a edição inaugural do Café com Direitos Humanos de 2025 - projeto em parceria com várias instituições, como o Núcleo de Direitos Humanos (NDH/UFG) - com a temática: “Cultura de proteção para mulheres, crianças e jovens”.
Além do café, as 50 pessoas presentes tiveram a oportunidade de se apresentarem em uma roda que convidava cada um a ter voz ativa no diálogo sobre o tema. De início, a cultura de proteção e também a diversidade cultural entre as diferentes gerações marcou o ponto de partida da reflexão.
Em seguida, a leitura de um poema da poetisa Alice Neto também propôs a discussão quanto ao colorismo no Brasil. A luta para o reconhecimento governamental de territórios quilombolas no interior do estado de Goiás também foi debatida durante o café, colocando em evidência como o coronelismo ainda se faz presente na atualidade e levantando novamente a questão que regeu a edição: “Que cultura nos protege?”.
O Café com Direitos Humanos seguirá com mais edições ao longo do ano, promovendo a reflexão dos presentes com assuntos importantes que envolvem a diversidade e a sociedade.
Texto: Gustavo Martins