Solenidade1

Cursinho Popular Leodegária de Jesus é prestigiado em sessão solene na Alego

En 23/06/25 15:04 . Actualizado en 23/06/25 16:09 .

Os Cursinhos Populares são iniciativas que visam o acesso democrático à Universidade através de educadores voluntários

Solenidade1

Aconteceu, na manhã de sábado (14/06), no Plenário Íris Rezende, uma sessão solene promovida pelo deputado Mauro Rubem (PT), que homenageou educadores populares do estado de Goiás. Entre eles, estiveram presentes representantes do Cursinho Popular Leodegária de Jesus, Centro de Juventude Cajueiro, do Cursinho Popular FazArte da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC/UFG) e do Cursinho Popular Paulo Freire da Universidade Federal de Catalão (UFCat)
A solenidade teve como objetivo prestigiar e reforçar a importância e o significado dos cursinhos e de seus educadores voluntários, que se mostram como uma ferramenta de luta para o acesso de pessoas marginalizadas pela sociedade ao ensino superior. Apenas 18% da população brasileira de 25 anos ou mais tinha esse nível de escolaridade em 2022.
João Pedro Mascarenhas, coordenador do Leodegária de Jesus, esteve presente na solenidade e reforçou o papel dos cursinhos populares em meio às barreiras que impossibilitam o acesso às instituições de ensino superior.
“A universidade pública ainda carrega barreiras sociais, econômicas e culturais que impedem grande parte da juventude periférica, negra, indígena, LGBTQIA+ e de outras populações historicamente marginalizadas de chegar e permanecer nesses espaços. Iniciativas como o Leodegária de Jesus não são apenas um reforço pedagógico — são um espaço de acolhimento, de construção coletiva e de reafirmação de que a educação pode ser um instrumento real de transformação social”, defende.

Solenidade2

Para João Pedro, a solenidade significou um importante reconhecimento aos trabalhos executado pelos educadores e cursinhos, abrindo espaço para reforçar a necessidade do endossamento de políticas públicas que visem a permanência dos alunos na Universidade.
“Além de um momento simbólico, ela também é uma oportunidade para reforçarmos a necessidade de apoio institucional — em políticas públicas, financiamento e garantias de permanência — para que esses projetos continuem existindo e se ampliem. A luta não é apenas pelo acesso, mas pela permanência e pela construção de condições para que cada estudante possa sonhar, resistir e transformar a sua vida por meio da educação”, finaliza.


O Leodegária de Jesus
Fundado em 2023 com o compromisso de promover o acesso democrático à educação e aos direitos humanos, o Centro de Educação Popular Leodegária de Jesus é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde sua criação, o projeto tem buscado oferecer oportunidades concretas de transformação social por meio da educação popular, com foco em jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica. São diversas as atividades desempenhadas pelo Centro de Educação, como aulas preparatórias para o ENEM, Clubes de Leitura, entre outras.

Texto: Gustavo Martins | Fotos: Sérgio Rocha (Alego)