Especializações (pós-graduação Lato Sensu)

Em 18/09/23 15:24 Atualizada em 30/01/24 09:48
Os cursos de especialização foram e são de grande importância na trajetória do NDH. Eles contribuem ativamente no processo de formação em Direitos Humanos dos públicos que recorrem ao Núcleo, os quais são despertados tanto por meio dos cursos e ações de extensão, quanto pela relação de militância na área de Direitos Humanos ou, ainda, pelo interesse que surge a partir das discussões sobre o assunto, entre outras motivações.

 

As especializações já realizadas envolveram temáticas diversas e resultaram em um número significativo de especialistas na área de Direitos Humanos.  A perspectiva de realização de novos cursos é uma demanda constante a ser suprida pelo NDH.

 

2001 - Especialização em Direitos Humanos. Carga Horária: 496h . Resultados: 45 pessoas capacitadas (policiais civis e militares, gestores públicos municipais – Prefeitura de Goiânia –, operadores e militantes de DH, estudantes universitários, professores da rede pública de ensino). Parceiros externos: Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH/PR); Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), UNESCO; Regional Centro-Oeste do MNDH; SSP-GO; PDH/UFG; Programa de Direitos Humanos da Universidade Católica de Goiás (PDH/UCG); IBRACE. Coordenadores: Ricardo Barbosa de Lima (UFG) e Sandra de Faria (PUC-GO). 

 

2010 - Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania. Modalidade EAD (semipresencial) – Turma 1 – Carga Horária: 415h . Resultados: 329 especialistas formados, nos polos de Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Inhumas, Mineiros, Morrinhos, Piranhas, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e São Simão (10 polos). Realizada em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e, internamente, com a Faculdade de Direito (FD/UFG) e com o Centro de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG). Este curso resultou na publicação de um kit de livros impressos. Coordenação: Vilma de Fátima Machado / Coordenador de Tutoria: Ricardo José Ramos de Arruda.

 

2013 - Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania. Modalidade EAD (semipresencial) – Turma 2 – Carga Horária: 360h  . Resultados: 103 especialistas formados, nos polos de Aparecida de Goiânia, Alexânia, Cezarina, Inhumas, Jussara, Uruaçu e Uruana (07 polos). Realizada em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) e, internamente, com a Faculdade de Direito (FD/UFG) e com o Centro de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG). Coordenação: Vilma de Fátima Machado / Coordenadora de Tutoria: Carolina do Carmo Castro. 

 

2014 - Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania. Modalidade EAD (semipresencial). Turma 1 – Carga Horária: 435h  – Resultados: a primeira turma da Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania formou 85 especialistas, entre educadores (formais, não formais, informais) e profissionais que atuam na área cultural. O curso foi oferecido em cinco polos (Águas Lindas, Alto Paraíso, Cidade de Goiás, Goianésia e Uruaçu) e teve como meta colocar em discussão os aspectos histórico-sociais e as políticas voltadas para o Patrimônio Cultural, com perspectiva nos Direitos Culturais enquanto uma das vertentes dos Direitos Humanos contemplada na Declaração Universal de 1948. Especialização realizada pelo NDH por meio de edital SISUAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil / CAPES), com parceria interna do CIAR/UFG (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede). Os trabalhos finais dos alunos resultaram na publicação Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania – resultados e contribuições (nos formatos impresso e e-book), bem como o projeto de extensão I e II Ciclo de Webconferências Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, desenvolvido pela especialização, resultou em uma publicação com o mesmo nome, com a transcrição de todas as conferências. Coordenação: Ricardo Barbosa de Lima / Coordenadora de Tutoria: Marisa Damas Vieira.

 

2017 - Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania. Modalidade EAD (semipresencial). Turma 2 – Carga Horária: 430h  – Resultados: a segunda turma da Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania formou 106 especialistas, entre educadores (formais, não formais, informais) e profissionais que atuam na área cultural. O curso foi oferecido em sete polos (Águas Lindas, Anápolis, Catalão, Cezarina, Mineiros, São Simão e Uruana) e teve como meta colocar em discussão os aspectos histórico-sociais e as políticas voltadas para o Patrimônio Cultural, com perspectiva nos Direitos Culturais enquanto uma das vertentes dos Direitos Humanos contemplada na Declaração Universal de 1948. Especialização realizada pelo NDH por meio de edital SISUAB (Sistema Universidade Aberta do Brasil / CAPES), com parceria interna do CIAR/UFG (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede). Os trabalhos finais dos alunos resultaram em uma publicação (um kit com quatro livros impressos, também publicados no formato de e-book). Também o projeto de extensão desenvolvido na especialização, III Ciclo de Webconferências Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, resultou em uma publicação, nos formatos de livro impresso e de e-book, com a transcrição de todas as conferências. Coordenação: Ricardo Barbosa de Lima / Coordenadora de Tutoria: Marisa Damas Vieira.

 

2017 - Especialização em Direitos Humanos, Democracia e Cultura – turma 1 – Carga Horária: 360h  – Resultados: a primeira turma da Especialização em Direitos Humanos, Democracia e Cultura formou 41 especialistas. O curso “foi criado para oferecer uma abordagem fundacional dos direitos humanos, em especial as suas condições de inteligibilidade, seus contextos formadores, suas condições de existência em vários níveis, assim como para buscar um público interessado na pesquisa em nível de pós-graduação interdisciplinar oriundo de várias formações e saberes” (NETO, João da Cruz. Direitos Humanos, Democracia e Cultura: diálogos, intersecções e enfrentamentos. Goiânia, Gráfica UFG, 2019, Prefácio.). Os trabalhos finais dos alunos podem ser lidos na publicação Democracia e Cultura: diálogos, intersecções e enfrentamentos. Coordenador: João da Cruz Gonçalves Neto.

 

2019 - Especialização em Direitos Humanos, Democracia e Cultura – turma 2 – Carga Horária: 360h  – Resultados: a segunda turma da Especialização em Direitos Humanos, Democracia e Cultura formou 21 especialistas. O curso “foi criado para oferecer uma abordagem fundacional dos direitos humanos, em especial as suas condições de inteligibilidade, seus contextos formadores, suas condições de existência em vários níveis, assim como para buscar um público interessado na pesquisa em nível de pós-graduação interdisciplinar oriundo de várias formações e saberes” (NETO, João da Cruz. Direitos Humanos, Democracia e Cultura: diálogos, intersecções e enfrentamentos. Goiânia, Gráfica UFG, 2019, Prefácio). Coordenador: João da Cruz Gonçalves Neto.