Cirandas4

Formação do Projeto Cirandas reforça a necessidade de rede de apoio para conselheiros/as

Em 02/09/25 20:14. Atualizada em 03/09/25 09:48.

Cirandas4

Encerrou nesta sexta, 29/8, a formação do Projeto Cirandas voltada para Conselheiros/as de Direitos. O Projeto do Centro de Juventude - Cajueiro em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos (NDH/UFG) e diversas outras entidades se iniciou em abril deste ano e contou com a participação de mais de cem pessoas de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Desde o primeiro encontro, os participantes expuseram relatos emocionantes sobre suas atuações locais, os desafios enfrentados e as dores de um trabalho árduo que, muitas vezes, não recebe o reconhecimento que merece. A formação contou com 7 encontros, tendo sido dois no formato híbrido e foi, do Cajueiro, o curso com maior número de participantes síncronos, enfatizando a necessidade das pessoas conselheiras em ter uma rede onde o diálogo e a formação são uma necessidade constante.

Cirandas3
Participantes em ciranda durante o encontro presencial com Fabrício Rosa


Robson Oliveira, coordenador do projeto, afirmou que através da formação "entendemos que a defesa e o controle dos direitos é um ato coletivo, de responsabilidade de toda a comunidade". Os encontros virtuais contaram com formadores/as de diversos lugares, desde o Piauí ao Rio Grande do Sul e trataram de temáticas que abarcavam desde a comunicação, até mesmo estratégias de fortalecimento dos conselhos. Já os encontros híbridos receberam o Prof. Alberto Ribeiro e o vereador de Goiânia, Fabrício Rosa, que trouxeram questões sobre os conselhos como instrumentos para formulação de diretrizes e políticas públicas.


CIRANDAS


O Cirandas é um projeto contínuo de formação baseado na metodologia de Rodas de Conversa que acontece em diversas edições anuais. Neste ano de 2025, além da formação principal que já está com as inscrições abertas para iniciar neste mês de setembro, o projeto contou também com duas formações específicas, sendo uma para conselheiros/as de direitos e uma próxima para conselheiros/as tutelares, que deve iniciar em outubro.

A edição para conselheiros/as de direito ganhou boa avaliação dos participantes e deve ser pensada para voltar no próximo ano. A quem interessar participar da formação principal, com temática voltada para a Cultura de Proteção, e/ou da formação para conselheiros/as tutelares, deverá acessar a plataforma ead.cajueiro.org.br para se inscrever ainda neste mês.

Texto e Fotos: João Carvalho