NDH/UFG estreia podcast voltado para professores da rede pública
Escola na Real! busca motivar e apoiar a comunidade escolar para lidar com os desafios relacionados à diversidade e à diferença nas escolas

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos (NDH/UFG) lançou na última quinta-feira (23), durante o encerramento do XVI Pensar Direitos Humanos, o podcast Escola na Real!, iniciativa que aborda os direitos humanos no contexto escolar. O primeiro episódio já está disponível no YouTube e Spotify (@direitoshumanosufg) e os próximos episódios serão lançados sempre nas quintas-feiras, às 16h30.
Com a promoção do Ministério da Educação (MEC), o podcast discute de maneira simples, direta e atrativa questões relacionadas aos direitos humanos no contexto escolar, com a participação de especialistas no assunto. Além disso, serão apresentadas práticas pedagógicas bem sucedidas na promoção da diversidade, da cidadania e do convívio com a diferença nas escolas. Os 54 episódios, divididos em oito séries, serão lançados semanalmente no formato podcast e videocast.

Durante a cerimônia de lançamento, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou a relevância do projeto não somente para a Universidade, mas para professores de todo o país, e ressaltou a importância do governo federal, por meio do MEC, para a realização do podcast. “O investimento em uma produção desta envergadura para dar suporte à formação em direitos humanos nas escolas brasileiras é uma demonstração não só de compromisso, mas de muita maturidade e nós precisamos de maturidade nas políticas públicas”, afirmou.
O lançamento também contou com a presença de Maraísa Bezerra Lessa, representando a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC). Segundo ela, o Escola na Real! é uma das principais entregas da coordenação-geral de Políticas Educacionais em Direitos Humanos da Secretaria.
O objetivo do projeto é atender à demanda por materiais didáticos e paradidáticos que auxiliem na implementação da Política de Educação em Direitos Humanos e que estejam em sintonia com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Maraísa elogiou a escolha das temáticas e dos entrevistados dos episódios, que garantem profundidade e conexão com a realidade brasileira. “É uma experiência que tem muito a contribuir com o trabalho da SECADI para a implementação de políticas públicas na área de educação e direitos humanos”, afirmou.

O vínculo do projeto com o NDH/UFG, responsável pela realização do podcast, também foi destacado nas falas dos componentes da mesa. Para João do Cruz, coordenador do NDH/UFG, o podcast é motivo de orgulho para todos. “Esse trabalho enriqueceu o Núcleo de maneira incalculável, humanamente e em termos de qualidade do trabalho”.
Além da realização pelo NDH/UFG e da promoção do MEC, o programa é executado pela Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), responsável pela produção e pós-produção do programa, e pela Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape), responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto.
Para a diretora executiva da Fundação RTVE, Silvana Coleta, o Escola na Real! tem sido um grande desafio, mas também um motivo de satisfação. “A gente espera que os resultados que a gente vê aqui hoje possam ser vistos por todos, não apenas no Ministério da Educação, mas também por todas as escolas que receberão esse conteúdo.”
No mesmo sentido, a diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, reafirmou em sua fala a relevância do podcast. “É um projeto que nos encanta pela sua característica, mas principalmente pelo alcance e pela importância que eu, como educadora, acredito que esse podcast terá”.
O coordenador do projeto, Ricardo Barbosa, apresentou em sua fala os conceitos por trás do desenvolvimento do Escola na Real!, como a escolha das temáticas e dos entrevistados, a preocupação com a acessibilidade e a definição da identidade visual. Ele destacou ainda que todas as regiões brasileiras estão representadas nos episódios do podcast, com a participação de professores e especialistas de diversas localidades do país. “O Escola na Real! é um convite para ver, para repercutir e para reproduzir experiências fantásticas que acontecem em diferentes escolas no Brasil inteiro”.

O podcast é apresentado por Lucimar Menezes, professor da Rede Estadual de Educação de Goiás e gestor escolar desde 2011, Nara Bueno, professora, escritora, ativista e doutoranda em Direitos Humanos pela UFG, e Iuri Vaz, ator que tem o papel de contextualizar a temática abordada e de interagir com os públicos.
O programa tem acessibilidade em audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e servirá como material de apoio didático-pedagógico em Educação em Direitos Humanos.
A expectativa é de que além de impactar positivamente os professores da rede pública, o podcast também alcance os estudantes e seus familiares, que lidam diariamente com os conflitos e desafios relacionados à diversidade, à diferença e aos direitos humanos de forma geral.
Texto e Fotos: TVUFG

