Dor humana como instrumento político é tema do XVI Pensar Direitos Humanos
Edição reúne palestras e mesas com professores nacionais e internacionais para discutir o imperialismo e direitos humanos.
O XVI Pensar Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás, será realizado de 20 a 23 de outubro, no Câmpus Samambaia da UFG. O evento, de caráter internacional, consolidou-se como um dos principais espaços de debate sobre direitos humanos no Brasil.
Desde sua primeira edição, em 2009, o congresso reúne pesquisadores, professores, estudantes e representantes da sociedade para refletir sobre os desafios contemporâneos. Neste ano, o tema central será “Imperialismo e Direitos Humanos: a dor humana como instrumento político”, com foco na análise de como sistemas de dominação econômica, política e cultural das potências globais impactam a violação de direitos humanos. A proposta é discutir de que forma a dor humana tem sido instrumentalizada na manutenção de um sistema econômico e geopolítico em crise.
A programação inclui grupos de trabalho, apresentação de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, além de mesas-redondas, painéis e palestras com convidados nacionais e internacionais. As atividades se dividirão entre o prédio do NDH, o auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e, no encerramento, o auditório da Biblioteca Central da UFG. O evento também contará com apresentações artístico-culturais.
Os interessados podem submeter trabalhos até o dia 1/10, já as inscrições para ouvintes em geral vão até 15/10 e devem ser realizadas pelo site xvipensardh.plateia.ufg.br/
Serviços
Local: Auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG, Câmpus Samambaia
Período do Evento: 20 a 23 de outubro de 2025.
Site do evento: xvipensardh.plateia.ufg.br/
Instagram: @direitoshumanosufg
Texto: Ênio Pazini | Design: Ana Beatriz Rodrigues