Episódio 1.3 - Cauê Galvão
O tema central é o uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas por estudantes do ensino fundamental e médio. A discussão aborda os impactos negativos no rendimento e no ambiente escolar, além das consequências relacionadas ao comércio ilegal dessas substâncias no entorno, um mercado marcado por violência, disputas e conflitos.
Embora o uso recreativo ou abusivo de psicoativos atinja todas as classes sociais, suas consequências são mais severas para indivíduos em vulnerabilidade social. Estes estão mais expostos à violência do mercado ilegal, são alvos preferenciais do sistema punitivo e possuem menos oportunidades a "desperdiçar".
O professor também discute a formação de professores para lidar com esses desafios, considerando o contexto de precarização da carreira.
Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (UniBF). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Especialização em Coordenação Pedagógica (UNIBF). É bacharel em História - América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e licenciado em Pedagogia (UniBF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED-UERJ); do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). É fundador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY). Membro Associado Colaborador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Tem experiências nas áreas de História da América Latina, Estudos Interdisciplinares, Guerra às Drogas, Estudos Antiproibicionistas, Racismo Institucional, Seletividade Penal, Formação de Professores, Educação Latino-Americana, História da Guiné-Bissau. Tem interesse por temas relacionados à História da América Latina, Colonialidade/Decolonialidade, Colonialismo, Movimentos de resistência do século XX, Movimentos Sociais Contemporâneos, Investigação Ação-Participativa (IAP), Punitivismo, Educação não-escolar, Educação popular, Cultura RAP e Produção audiovisual autônoma, Conexões entre Brasil e África. Autor do Livro DECIVILIZA-TE: propostas para um(a) educador(a) abyalense.



