Episódio 1.3 - Cauê Galvão

escola_real_banner_ep_1.1
Sinopse
Neste episódio, Nara Bueno conversa com o professor e pesquisador Cauê Almeida Galvão, vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - GPED/UERJ.
O tema central é o uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas por estudantes do ensino fundamental e médio. A discussão aborda os impactos negativos no rendimento e no ambiente escolar, além das consequências relacionadas ao comércio ilegal dessas substâncias no entorno, um mercado marcado por violência, disputas e conflitos.
Embora o uso recreativo ou abusivo de psicoativos atinja todas as classes sociais, suas consequências são mais severas para indivíduos em vulnerabilidade social. Estes estão mais expostos à violência do mercado ilegal, são alvos preferenciais do sistema punitivo e possuem menos oportunidades a "desperdiçar".
O professor também discute a formação de professores para lidar com esses desafios, considerando o contexto de precarização da carreira.

Entrevistado
Imagem do professor do Cauê Galvão - UFRN - Caicó/RN
CAUÊ ALMEIDA GALVÃO

Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (UniBF). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Especialização em Coordenação Pedagógica (UNIBF). É bacharel em História - América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR) e licenciado em Pedagogia (UniBF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED-UERJ); do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). É fundador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY). Membro Associado Colaborador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Tem experiências nas áreas de História da América Latina, Estudos Interdisciplinares, Guerra às Drogas, Estudos Antiproibicionistas, Racismo Institucional, Seletividade Penal, Formação de Professores, Educação Latino-Americana, História da Guiné-Bissau. Tem interesse por temas relacionados à História da América Latina, Colonialidade/Decolonialidade, Colonialismo, Movimentos de resistência do século XX, Movimentos Sociais Contemporâneos, Investigação Ação-Participativa (IAP), Punitivismo, Educação não-escolar, Educação popular, Cultura RAP e Produção audiovisual autônoma, Conexões entre Brasil e África. Autor do Livro DECIVILIZA-TE: propostas para um(a) educador(a) abyalense.

Acesso ao Currículo Lattes do(a) participante do episódio. botão Publicações botão Referências Botão de acesso ao site do(a) participante do episódio.  Botão de acesso ao site do(a) participante do episódio.  Botão de acesso ao canal no Youtube do(a) participante do episódio.